Receita promove leilão eletrônico de produtos apreendidos

Fonte: O Liberal, 6 de maio de 2014 (com adaptações)

Uma aeronave, barcos, e um quadriciclo estão entre os itens que serão leiloados pela Receita Federal. A Alfândega da Receita no Porto de Belém vai realizar leilão eletrônico para pessoas física e jurídica, que poderão fazer lances de qualquer lugar do país. As propostas serão recebidas entre os dias 13 e 22, enquanto a abertura da sessão para os lances será no dia 23, às 15h. As mercadorias estão separadas em 34 lotes e os lances mínimos vão de R$ 50 a R$ 850 mil.

Os interessados poderão examinar os produtos nos dias 12, 13, 21 e 22, na sede da Alfândega, na Companhia Docas do Pará ou no Centro de Negócios Aeroportuários do Norte. O local onde cada lote estará exposto está publicado no edital do leilão, disponível no site www.receita.fazenda.gov.br, no campo "informações", item "leilão". A página também informa os requisitos necessários para apresentar a proposta do valor de compra.

“É necessário ser portador de um certificado digital válido, é uma exigência essencial para a participação, principalmente para pessoas físicas. O certificado pode ser retirado na Caixa Econômica, Banco do Brasil e nos Correios, mas demora cerca de 72 horas para ficar pronto; então, é bom não deixar para última hora”, informou o presidente da comissão de leilão, Álvaro Luiz Neto.

O lote mais barato, com lance mínimo de R$ 50, é composto por uma máquina fotográfica digital, dois estojos de cílios postiços, duas unidades de batom, três unidades de maquiagem, dois aparelhos MP3, dois gravadores, um walk talkie, e um Hard disk (HD). Já o lote de maior valor inicial é uma aeronave Brasília, e tem lance mínimo de R$ 850 mil. Outros lotes também incluem iPAD, monitor LCD, notebook, scanner, ar condicionado e até pneu de avião. Os bens que vão a leilão são oriundos de apreensões realizadas pela Receita Federal e por órgãos parceiros.

Atualização - 7 de maio, às 8h15

Devido a decisão judicial, o lote referente ao avião foi excluído do certame. A informação pode ser encontrada no site da Receita Federal.