Senador pede abertura de CPI para investigar denúncias sobre HSBC

Diário do Nordeste - 27 de fevereiro de 2015

Para Randolfe Rodrigues, o caso do HSBC é o maior escândalo de evasão fiscal do mundo

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protocolou nesta quinta-feira (26) um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de evasão fiscal envolvendo o HSBC na Suíça, no caso que ficou conhecido como "Swissleaks".

Rodrigues quer investigar "as irregularidades praticadas pelo banco na abertura de contas irregulares em que mais de U$ 100 bilhões foram potencialmente ocultados do Fisco de mais de 100 países, dentre os quais há cerca de 8 mil brasileiros, com uma estimativa preliminar de mais de U$ 7 bilhões que se furtaram a cumprir suas obrigações tributárias".

Para o senador, o caso do HSBC é o maior escândalo de evasão fiscal do mundo. Rodrigues critica a inação do governo brasileiro frente às denúncias e pede que os órgãos de fiscalização e controle se debrucem sobre o caso.

"É intolerável que o Estado brasileiro se posicione inerte diante deste inescrupuloso evento e todo o rigor da lei deve ser aplicado nas situações concretamente identificadas como irregulares", afirmou o senador na justificativa do projeto.

Rodrigues também reclama da cobertura feita pelos jornais brasileiros sobre o caso e afirma que uma CPI irá obrigar os veículos a "pautar com mais transparência" o escândalo.

O pedido de criação da CPI no Senado teve o apoio de 32 senadores, sendo a maioria de partidos da base aliada do governo. Caberá ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), analisar se o requerimento de criação da CPI atende aos requisitos necessários e determinar a sua instalação. Isso deve acontecer na semana que vem.

O escândalo veio à tona após uma associação internacional de jornalistas divulgar documentos sobre contas secretas mantidas no país europeu pelo banco. As informações apontam que a companhia ajudou clientes a esconder bilhões de dólares em ativos, dentre eles de clientes brasileiros.

Na semana passada, o Ministério Público Federal informou que irá investigar o caso. A Receita Federal também já anunciou que irá apurar operações realizadas por brasileiros em contas secretas mantidas pelo banco na Suíça. Em nota, o fisco informou que teve acesso à parte da lista que foi vazada no Swissleaks e divulgada por meio de uma associação internacional de jornalistas.

Segundo o blog do jornalista Fernando Rodrigues, do Brasil são 6.606 contas bancárias (que atendem a 8.667 clientes) e um valor movimentado entre 2006 e 2007 equivalente a cerca de R$ 20 bilhões.