Analistas da Receita Federal de MG paralisam atividades nesta quarta-feira

Portal G1 - 29 de abril de 2015

Analistas da Receita Federal que atuam em Minas Gerais paralisam as atividades nesta quarta-feira (29), segundo o Conselho Estadual de Delegacias Sindicais de Minas Gerais (Sindireceita - Ceds MG).

Conforme explica a entidade, a suspensão do atendimento ao público ocorre em protesto contra nota pública (Cosit-E nº 94, de 31 de março de 2015) emitida pela Receita. Ela define as funções de cada cargo.

Em Belo Horizonte, cerca de 80 pessoas se manifestaram na porta da sede do órgão, no Centro. Conforme explica a entidade, o atendimento ao público fica suspenso por 24 horas em todo o estado, a partir da manhã desta quarta. As reivindicações propõem mais flexibilidade nas atividades desenvolvidas pelos funcionários.

“Se levada ao pé da letra, vai nos obrigar a parar de trabalhar. Diz que há dúvidas, até, se podemos ou não orientar os contribuintes”, afirma o delegado sindical na capital mineira, Leonardo Carvalho, sobre o documento emitido pela administração da Receita.

Por meio de nota, a assessoria da Receita Federal em Minas Gerais negou a suspensão das atividades e informou que "as suas unidades de atendimento em Minas Gerais, CAC e Agências, estão funcionando".

A Receita reforça que a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2015, feita pelos contribuintes, é efetuada através da internet.