Analistas da Receita Federal fazem paralisação em Foz do Iguaçu

Portal G1 - 27 de maio de 2015

Analistas-tributários da Receita Federal que atuam em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, paralisaram as atividades nesta quarta-feira (27). Segundo o Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita Federal (Sindireceita), a categoria pede o mapeamento de processos de trabalho para melhor definição das funções dentro do órgão.

Apenas 30% dos servidores estão trabalhando, informou o sindicato. A paralisação provoca lentidão no serviço de fiscalização na fronteira do Brasil com o Paraguai. A liberação de cargas no porto seco e no aeroporto de Foz do Iguaçu também é afetada pela mobilização dos servidores.

Conforme o sindicato, o Ministério da Fazenda deu prazo até o dia 30 de junho para que a Receita Federal atenda a reivindicação da categoria e apresente esse mapeamento. Até lá, os servidores pretendem fazer várias mobilizações internas para que o prazo seja cumprido.

“Hoje temos auditores fazendo trabalho que analistas fariam tranquilamente, e temos vários analistas em desvio de função fazendo o trabalho de auditor. Isso acontece justamente por não ter essa política de funções definidas do órgão. Nós queremos que isso seja corrigido”, explica o delegado sindical Luiz Antônio Pereira.

Para Pereira, o mapeamento de processo deve trazer mais eficiência à Receita Federal. “Uma vez definidas as atribuições, vai ter condições de saber efetivamente quais os cargos estão faltando, quais os serviços estão deixando a desejar na Receita Federal”, opina o delegado sindical.