Agência Senado - 17 de junho de 2015
O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou, nesta terça-feira (16) a criação de uma comissão com 27 senadores para analisar as propostas da reforma política, cuja votação deve ser concluída pela Câmara até o fim do mês. A votação no Senado será no período de 1º a 17 de julho.
— Estamos conversando sobre a possibilidade de designar hoje ainda comissão de sistematização para que ela possa, no prazo de 15 dias, de 17 a 30 de junho sistematizar e propor um calendário para apreciação de todas as matérias da reforma política — disse.
O senador Humberto Costa (PT-PE) solicitou que a comissão especial seja designada a partir da proporcionalidade das bancadas e respeitando a indicação dos líderes partidários.
O Plenário da Câmara dos Deputados pode concluir hoje as votações, em primeiro turno, da reforma política (PEC 182/07, do Senado). A proposta está sendo votada por temas.
Os deputados estão votando os tópicos de fidelidade partidária, cotas para cadeiras efetivas nas assembleias destinadas às mulheres, data de posse de prefeitos e vereadores, federação partidária e projetos de iniciativa popular.