Renan Calheiros apresenta a edição 2015 do Relatório da Presidência

Agência Senado - 4 de fevereiro de 2016


O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou aos demais senadores que já está disponível e com novidades a edição 2015 do Relatório da Presidência – Senado Federal e Congresso Nacional. Este ano, o relatório tem uma versão impressa e outra digital, com grande economia de papel. Em razão disso, explicou, enquanto no ano passado a publicação tinha 1.100 páginas, agora conta apenas 178 páginas impressas.


— No entanto, o conteúdo é inúmeras vezes superior ao do anterior. A versão em papel é um mero resumo. No papel podemos ver, por exemplo, o número de vezes que um senador usou a palavra. Na versão eletrônica, um clique sobre essa informação nos mostra quais foram essas oportunidades e a íntegra das notas taquigráficas. Trata-se de uma verdadeira revolução na qualidade e na quantidade das informações — explicou Renan.


Esse relatório é editado deste 1930 e traz os números das atividades legislativas. A publicação está disponível no endereço eletrônico: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/relatorio-anual-da-presidencia/2015.


190 anos


O Senado completa 190 anos em 2016 e está prevista uma série de homenagens. Uma delas será a atualização do chamado “Túnel do Tempo”, corredor que liga o Palácio do Congresso ao Anexo 2. Renan Calheiros informou ainda que serão realizados seminários sobre a história do Senado e a publicação de obras.


— Pretendemos que essa marca histórica seja comemorada com diversas oportunidades de reflexão e produção de conhecimento acerca do papel do Senado Federal na história do Brasil e sua relevante contribuição para o desenvolvimento do Estado nacional com o fortalecimento da unidade e da democracia em nosso país - disse.


Reformas


Renan também anunciou a ampliação em 30% no tamanho do painel eletrônico de votação.


— O que permitirá que possamos disponibilizar no painel a ementa das proposições que estamos votando e assim dando mais transparência e segurança ao voto de cada senador — explicou.


O senador Renan Calheiros informou também que, em atenção às senadoras, foi construído um banheiro feminino no Plenário da Casa adaptado a cadeirantes.