Deputados ouvem ministro da Agricultura sobre a Operação Carne Fraca

Agência Câmara Notícias - 08/05/2017

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute, nesta quarta-feira (10), as consequências econômicas e sociais da Operação Carne Fraca no setor agropecuário com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

A operação, deflagrada pela Polícia Federal em março, apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema criminoso envolvendo licenças e fiscalização de frigoríficos. As investigações apontaram diversas irregularidades no controle sanitário de carnes produzidas no País.

O debate com Maggi foi proposto pelos deputados Afonso Hamm (PP-RS), Izaque Silva (PSDB-SP), Herculano Passos (PSD-SP) e Sergio Souza (PMDB-PR).

Para o deputado Afonso Hamm, a manifestação do ministro é importante para esclarecer a população brasileira sobre as medidas tomadas, “passando uma segurança com relação a qualidade da carne distribuída tanto no mercado interno, quanto para a exportação”. Essa também é a opinião do deputado Izaque que espera ainda que Maggi apresente as ações realizadas pelas pastas em relação à operação da Polícia Federal.

Já Sergio Souza quer discutir não só o modelo de controle sanitário e de segurança alimentar mas, também, as “possíveis medidas que o Parlamento pode tomar com o intuito de recuperar a credibilidade do Brasil no mercado consumidor nacional e internacional”.

A pedido de Herculano Passos, o ministro também deve apresentar os projetos do ministério para este ano.

A audiência com o ministro será realizada no plenário 6 a partir das 10 horas.