Câmara dos Deputados - 17/10/2019 - 08:31
A Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviços Públicos da Câmara dos Deputados discute hoje a escalada do desemprego no Brasil e a manutenção de critérios técnicos e científicos de aferição do IBGE.
O debate atende a requerimento da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Ela destaca dados do IBGE que apontam que o índice de desemprego no Brasil aumentou para 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 13,1 milhões de pessoas.
De acordo com o instituto, acrescenta a deputada, a alta representa a entrada de 892 mil pessoas na população desocupada. "Diante da gravidade desses números, o presidente Jair Bolsonaro, ao contrário de demonstrar-se preocupado e adotar medidas para combater a escalada vertiginosa do desemprego, preferiu a criticar a metodologia empregada pelo IBGE, para medir a taxa de desemprego no País", afirma a deputada.
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Adilson Gonçalves de Araújo; e
o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Simonetti Marinho.
Confira a lista completa de convidados
A reunião será realizada às 9h30, no plenário 12. Clique no banner abaixo e acompanhe o debate.