Câmara pode votar renegociação de dívidas com fundos regionais nesta quinta-feira

Agência Câmara de Notícias – 20/05/2021

A Câmara dos Deputados pode votar nesta quinta-feira (20) as modificações feitas pelo Senado Federal nos textos de duas medidas provisórias que dão descontos para empresas renegociaresm dívidas de com fundos públicos incentivo ao desenvolvimento regional.

MP 1016/20 permite a renegociação de débitos com os fundos constitucionais das regiões Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO). Relatada pelo depuotado Júlio César (PSD-PI), foi aprovada pela Câmara no dia 29 de abril.

Já a MP 1017/20 define regras para a renegociação de dívidas em debêntures com o Fundo de Investimento da Amazônia (Finam) e com o Fundo de Investimento do Nordeste (Finor). O texto, relatado pelo deputado Danilo Forte (PSDB-CE),  foi aprovado pela Câmara em 27 de abril.

As duas MPs tiveram sua validade prorrogada até 27 de maio.

Outra medida provisória em pauta é a MP 1018/20, que reduz os tributos dos serviços de banda larga por satélite, igualando as alíquotas àquelas cobradas do serviço móvel.  O texto teve validade prorrogada até dia 30 de maio e é relatado pelo deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).

Demanda por creches
A pauta da sessão de hoje do Plenário tem mais sete itens. Outra proposta que pode ser votada é o Projeto de Lei 2228/20, do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que determina aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a realização anual de levantamento de demanda da educação infantil para crianças de zero a 3 anos de idade.

De acordo com o substitutivo preliminar da relatora, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), com o apoio da União esses entes federados criarão mecanismos para realizar a busca ativa de crianças dessa idade fora da escola, divulgando o levantamento, os métodos utilizados e os prazos de sua realização.

A relatora propõe que o esforço desse levantamento deverá ser viabilizado, preferencialmente, pelo uso das instâncias permanentes de negociação e cooperação previstas na lei do Plano Nacional de Educação (PNE).

Agricultura familiar
Projeto de Lei 823/21, do deputado Pedro Uczai (PT-SC) e outros, que retoma os pontos vetados pelo Executivo no projeto de socorro a agricultores familiares aprovado ano passado (PL 735/20) e vetado pelo presidente da República.

Projeto de Lei 3430/19, da deputada Leandre (PV-PR), dispensa a autorização para a implantação de instalações necessárias à recuperação e proteção de nascentes para as pequenas propriedades ou posse rural familiar.

Conscientização e pesquisa
Também estão na pauta o Projeto de Lei 1136/19, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que cria o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, a ser celebrado em 14 de maio, e o pedido para que tramite em regime de urgência o Projeto de Lei 2466/19, da deputada Leandre, que institui o mês “Maio Laranja”, dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Já o Projeto 1208/21, do deputado Carlos Jordy (PSL-RJ), relatado pela deputada Soraya Santos (PL-RJ), cria o Programa Pró-Pesquisa Covid-19, com permissão para empresas fazerem doações dedutíveis do Imposto de renda.

Por último, a MSC 396/19, do Poder Executivo, ratifica um Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile assinado em 2018. O relator é o deputado Aluísio Mendes (PSC-MA).

Confira a pauta completa da sessão marcada para as 10 horas.