A afirmação é de Rogério Santanna, Secretário-Executivo do Comitê Executivo do Governo Eletrônico. Dos 18,8 milhões de brasileiros que declararam imposto de renda neste ano, 97% utilizaram a Internet para enviar as informações à Receita Federal. Além de ser mais rápida e prática do que a utilização de formulários de papel ou declarações por telefone, a Internet oferece outra vantagem: os contribuintes que utilizam a rede são os primeiros a receber a restituição.
Quando foi criada a declaração via Internet, em 1991, apenas 3,3% dos contribuintes utilizaram o meio eletrônico. A evolução foi rápida. Em 1998, 70% dos contribuintes fizeram a declaração pela rede. Em 2004, apenas 3% das declarações foram feitas por meio do formulário de papel.
A declaração do imposto de renda pela Internet é um exemplo das iniciativas que vêm sendo tomadas para aumentar o acesso da população aos diversos setores do governo por meio da rede mundial de computadores.
Técnicos da Receita Federal já foram responsáveis pelo recebimento de diversos prêmios, inclusive internacionais, pela atuação na área de Tecnologia da Informação, colaborando para o sucesso da Receita Federal e o reconhecimento público. Parabéns!