Representantes da DEN se reuniram na manhã de ontem (8), com o assessor especial da Presidência da República e coordenador do Programa Fome Zero, Frei Beto. O presidente do Sindtten, Reynaldo Velasco Puggi, estava acompanhado do diretor Financeiro, Paulo Antenor de Oliveira, e do Secretário Geral, Irivaldo Lima Peixoto.
Frei Beto fez uma apresentação das iniciativas que integram o programa Fome Zero, e ofereceu apoio ao Sindtten e seus filiados para que possam contribuir com as inúmeras ações de combate a pobreza que estão em andamento no País. ?Nossa intenção é sempre responder a motivação das pessoas. Todos os Técnicos da Receita Federal são muito bem-vindos?, acrescentou Frei Beto.
Nas próximas semanas, a DEN vai encaminhar um material com todos os programas do Fome Zero para as 82 Delegacias Sindicais. A intenção é que em cada unidade, os Técnicos possam desenvolver iniciativas dentro do Fome Zero, que estejam mais relacionados com a realidade local.
Já os Técnicos que desejarem, poderão enviar sugestões de programas para a DEN. A intenção, de acordo com Puggi, é mobilizar toda a categoria. ?Esse é um momento importante na vida do País, e o Sindtten, que sempre buscou, por meio de sua luta, um País mais justo não pode ficar de fora desse amplo projeto. Vamos avaliar e buscar a melhor forma de contribuir com o Fome Zero, e assim dar a nossa contribuição para diminuir as injustiças sociais no País?, disse.
A reunião de ontem, foi iniciativa da colega do Rio de Janeiro Maria da Glória Figueiredo Souza, que participa do Programa Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida e do Fórum de Segurança Alimentar. Maria da Glória havia entregado ao Frei Beto uma carta redigida pelos colegas no VIII Conbatten, dizendo que os TRF estavam dispostos a colaborarem efetivamente com o Programa Fome Zero.
Servidores se antecipam para não perder direitos
Esse número representa um aumento de 112,43% em relação ao total de 7.465 benefícios concedidos em 2002 para o funcionalismo público. Os números podem ser ainda maiores. Isso porque o balanço ainda não contabilizou todos os pedidos encaminhados no mês passado.
Em 1991, durante o governo de Fernando Collor, 46,2 mil servidores públicos se aposentaram. Em 1995, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso começou a discutir a reforma da Previdência, o total de aposentados foi de 34,2 mil pessoas.
Pelo levantamento mais atual, 51% dos benefícios concedidos de janeiro a novembro foram na modalidade integral. Outras 33,33% foram proporcionais, 2,7% foram compulsórias e 13% por invalidez.
Ministro das Comunicações anuncia saída do PDT
O ministro das Comunicações, Miro Teixeira, divulgou nota nesta quinta-feira (8), anunciando que vai deixar o PDT. Teixeira afirmou que sua posição ?é de apoio ao presidente Lula, integrando ou não sua equipe?. O ministro informou também que vai buscar outra legenda só após a reforma ministerial. O presidente da sigla, Leonel Brizola, determinou que os filiados deixem seus cargos no governo federal até o fim de janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou do cargo o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Airton Langaro Dipp, indicado pelo PDT. O decreto foi publicado no "Diário Oficial da União" de ontem.