Nesta quinta-feira (21), parlamentares e representantes de entidades sindicais participaram de sessão especial em comemoração aos 200 anos da abertura dos portos do Brasil, no Senado Federal, em Brasília/DF. Na sessão, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, disse que a abertura dos portos possibilitou ao Brasil ocupar seu espaço entre os países mais importantes e desenvolvidos dentro da comunidade internacional. "A abertura dos portos ao comércio exterior constitui um dos momentos simbolicamente mais importantes de afirmação do Brasil como Nação". No início da sessão, o presidente do Senado agradeceu a participação do presidente do Sindireceita, Paulo Antenor de Oliveira, na solenidade.
Na ocasião, o senador Romeu Tuma (PTB-SP), autor da proposta da homenagem, lembrou da importância da Receita Federal do Brasil para o País na fiscalização e na arrecadação. "A Receita Federal é um dos setores mais importantes e mais competentes da Administração Pública", ressaltou. Tuma também lembrou o papel da Receita junto com entidades governamentais de outros países no combate ao crime organizado internacional.
A sessão contou com a presença do secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto, do representante do Exército, general-de-divisão Odilson Sampaio Benzi, e dos senadores Cristovam Buarque (PDT/DF), Valdir Raupp (PMDB/RO), Kátia Abreu (DEM/TO), Paulo Duque (PMDB/RJ) e Mão Santa (PMDB/PI) que discursaram no Plenário.