Editorial

É impossível se pensar no fortalecimento da Receita Federal sem considerar a necessidade imperativa de os atores responsáveis pelo ato de criação da Super-Receita transigirem em determinados momentos. Não se trata de abrir mão de princípios, valores ou crenças, mas de colocar um bem maior em plano superior ao de questões corporativas. É dosar de justo peso cada elemento do cenário, sem se utilizar do método de denegrir ou mentir a qualquer preço para barganhar alguma vantagem ou manter o "status quo". Em síntese, é se posicionar de forma coerente e ética para que, mesmo sem grandes avanços, ou até sem nenhum, mantenha-se a qualidade do discurso, a força do argumento e a crença na sua justeza. Assim, continuar lutando nada mais é do que entender que a vitória é o momento da materialização da sua convicção, e a derrota é a perda desta mesma convicção.

Essa filosofia de lutar pelo que acreditamos, modificando os elementos que consideramos injustos da nossa realidade e consolidando, gradativamente, a valorização e o reconhecimento do cargo de Técnico da Receita Federal, sempre foi aplicada pelo SINDIRECEITA de forma radical. Este tem sido o nosso único radicalismo. Embora sendo alvo de injúrias e ataques ferozes, sempre colhemos, com a força dos nossos argumentos e do nosso trabalho, avanços consistentes.

Com esse mesmo espírito, estivemos presentes na audiência pública do Senado Federal. Apontamos e criticamos as falhas que julgamos comprometer a qualidade do projeto, sugerindo mudanças que buscam preservar os interesses do Estado brasileiro e do cidadão contribuinte. Mas, também, reconhecemos o seu mérito e manifestamos a disposição de defender nossos interesses construindo esse novo órgão sem utilizar o método da sua negação para barganhar.

Mesmo com a consciência de que é o corporativismo deletério que atravanca a construção de uma Receita Federal do Brasil forte e unida, não a jogamos no lixo. Lutamos agora, e lutaremos sempre, com muito trabalho e com a mesma convicção que tem movido a nossa categoria durante esses 20 anos de existência da carreira de Auditoria da Receita Federal pelo seu aperfeiçoamento e fortalecimento.

Presidente defende mudanças na fusão dos fiscos em audiência pública