O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), titular da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, participou da Plenat na tarde desta terça-feira (15). Pimenta comentou com os Técnicos a respeito do anteprojeto de Lei Orgânica da Polícia Federal, que está em consulta pública até o próximo dia 17, quinta-feira, e disse que há uma semelhança grande entre o processo de reestruturação da PF e o da Secretária da Receita Federal. "Qualquer cidadão que analisar as atribuições dos servidores da PF e da SRF vai ter dificuldade de compreender. A existência dessa dicotomia tem uma intenção mais corporativa", afirmou.
O deputado disse que está a disposição da categoria para debater o assunto. "Eu pretendo na Comissão do Trabalho avançar nesse sentido, em busca de uma melhor administração pública". Segundo ele, a unificação das carreiras de Estado vai repercutir positivamente nos estados e municípios, contribuindo para uma melhor gestão do País.
Paulo Pimenta afirmou que, como coordenador da bancada petista, o assunto ainda não foi discutido sistematicamente com os parlamentares e que também não tem acesso direto ao debate do governo, mas estará acompanhando o andamento das discussões.
Unificação precisa preservar trabalho social da Previdência
A unificação das carreiras da Auditoria Fiscal voltou a ser debatida ontem, durante o Plenat. Participaram da discussão o presidente da DEN, Paulo Antenor de Oliveira, o presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Hélio Bernades, o presidente da Associação dos Auditores da Previdência Social (Anfip), Marcelo Oliveira e o secretário Estadual da Fazenda do Piauí, Antônio Rodrigues de Sousa Neto.