As primeiras modificações na área de atendimento da Receita Federal do Brasil têm prejudicado colegas em várias unidades do País. A DEN começou a receber relatos informando que, em várias unidades, o horário de atendimento ao contribuinte praticamente dobrou.
Nunca é demais chamar a atenção dos administradores do Órgão para o caráter especial que tem o trabalho de atendimento ao público. Por ser extremamente desgastante para o servidor que nele atua, ao atendimento externo não se deve adotar, em hipótese alguma, carga horária de trabalho comumente aplicada às demais.
Em alguns locais, por exemplo, atualmente, o horário de atendimento é de 11h às 17h. Mas, a partir do dia 28, o horário será das 8h às 17 horas, com uma hora de almoço, ou seja, os servidores deverão cumprir uma jornada de trabalho de oito horas diárias de atendimento ao público.
De acordo com informação repassada para a DEN, apenas algumas unidades funcionarão no sistema de 12 horas ininterruptas de atendimento, o que permite que seus
funcionários trabalhem 6 horas.
Outra situação relatada é a de unidades que começam a funcionar das 8h às 17h, ininterruptamente, com 3 equipes de atendimento: 1 faz o atendimento presencial das 8h às 12h e à tarde serviço interno, outra equipe das 9h às 13h, e outra das 13h às 17h. Assim, quem atende em um período faz serviço interno no outro. Alguns CAC's que antes funcionavam no sitema de 4 horas, mais 4 destinadas ao serviço interno, agora passarão a funcionar com analistas-tributários atendendo das 8h às 17h.
A falta de critérios claros, objetivos e uniformes, que já era fato antes da criação da RFB, agora agravou-se. O resultado disso são servidores em situações idênticas sofrendo tratamentos distintos. É preciso, urgentemente, solucionar esse problema, pois o mesmo tem sido fonte crescente de insatisfação do seu corpo funcional. A DEN está reunindo todas as informações necessárias e tomará as providências cabíveis caso não venha uma solução definitiva em breve.
A DEN solicita aos colegas que continuem enviando informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., sem deixar de especificar a unidade em que trabalha e relatar as alterações ocorridas também em virtude do novo Regimento.
Manifesto DS Contagem/MG
O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e a DS de Contagem entregaram ao superintendente substituto da 6ª RF, Eugênio Cota Guimarães, em reunião nesta última terça-feira (22), manifesto sobre a insatisfação dos servidores com a mudança no horário de atendimento nos CACs.