Termo de compromisso será assinado nesta quarta-feira
"" align="alignnone" width="400" caption=""]Na reunião realizada na última sexta-feira (30), no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a diretoria do Sindireceita discutiu com o governo a minuta do Termo de Compromisso que irá formalizar o acordo referente ao aumento salarial da categoria.
O governo também acatou a proposta dos Analistas-Tributários para promoção automática do servidor em dois anos, desde que alcançadas as metas individuais e institucionais, caso ele não consiga ser promovido em 12 ou 18 meses.
O governo informou ainda que até o encerramento das negociações, com a assinatura do acordo nesta quarta-feira, ainda há possibilidade de melhoria no teto dos Analistas-Tributários.
Participaram da reunião o vice-presidente do Sindireceita, Hélio Bernades, o secretário-geral, João Jacques, e a diretora de Assuntos Parlamentares, Sílvia Helena Felismino. Representando a Secretaria de Recursos Humanos do MPOG estavam Idel Profeta e Júlio Werner Peres.
Sindireceita promove seminário sobre saída para o Pacífico
Nesta semana, nos dias 6 e 7 de junho, empresários, especialistas, autoridades, políticos brasileiros e peruanos vão se reunir em Rio Branco, no Acre, e em Puerto Maldonado, no Peru, para avaliar a perspectiva de crescimento no comércio entre os dois países, a necessidade de estruturação das Áreas de Livre Comércio na região Norte e as oportunidades que poderão surgir com a abertura de uma rota terrestre de acesso ao Pacífico .
O seminário internacional "Saída para o Pacífico e Áreas de Livre Comércio ? Oportunidades de Integração e Desenvolvimento" é promovido pelo Sindireceita e conta com o apoio da Comissão da Amazônia e Integração Nacional da Câmara dos Deputados, Embaixada do Peru no Brasil, Sebrae, Governo do Estado do Acre, além de Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado.
A rodovia interoceânica que ligará o Brasil aos portos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan pelo estado do Acre poderá reduzir em aproximadamente 6.000 quilômetros a distância comercial entre o Brasil e os destinatários asiáticos, o que permitirá o aumento de competitividade dos produtos nacionais a ser viabilizado com a redução nos custos de transporte.
A provável demanda por mais investimentos no aparato estatal de vigilância, policiamento e controle aduaneiro na região de fronteira também será alvo de exposições e debates por membros de órgãos como Ministério da Defesa, Receita Federal do Brasil, Polícia Federal e Rodoviária Federal.
O Sindireceita acredita que o crescimento no fluxo comercial e turístico exigirá dos governos ações efetivas de prevenção e combate aos crimes de pirataria, contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas. "A Receita Federal e os órgãos de segurança da União e dos estados devem estar preparados para acompanhar o aumento dessa demanda. Os municípios da região também precisam estar envolvidos. Somente com ações conjuntas poderemos obter os melhores benefícios desse empreendimento", destaca o presidente Paulo Antenor de Oliveira.
O seminário será realizado no Auditório da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), em Rio Branco/AC. As inscrições deverão ser efetuadas no local do evento, a partir das 8h do dia 6 de junho. Para informações sobre deslocamento e hospedagem os participantes devem entrar em contato com a Zeus Turismo no telefone (61) 3321 9898 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Assefaz lançou na última terça-feira (27), o novo sistema de atendimento on-line que busca reduzir o tempo gasto na autorização de procedimentos e a utilização do fax. O novo sistema ainda está em fase de adaptação, mas em breve começará a ser disponibilizado aos demais prestadores de forma progressiva, a partir do segundo semestre deste ano, iniciando como piloto no Distrito Federal.
Antes do lançamento junto aos prestadores, a equipe da Central 24h já vinha operando o sistema, desde abril.
Deputado federal Petecão assume liderança de bloco com cinco partidos
O deputado federal, Sérgio Petecão (PMN/AC) assumiu, na última semana, a liderança do bloco PSB, PDT, PC do B, PMN e PRB e disse que incluirá o debate amazônico na pauta com maior freqüência. Com o cargo, o líder passa a ter mais tempo para discursar no Plenário e encaminhar matérias. Petecão assume o cargo no lugar do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB/PE) e destaca que terá o desafio de dar continuidade ao trabalho de seu antecessor e de fazer funcionar a agenda de trabalho com seus liderados, com a participação de todos os parlamentares do bloco.
Mensalidade sindical cobrada a mais será ressarcida
A diretoria de Finanças e Administração (DFA) alerta aos filiados que tiveram divergências nos valores do desconto da mensalidade sindical do mês de abril/2008 que serão adotados os seguintes procedimentos:
1- A diferença na mensalidade sindical descontada até o valor de R$ 30,00 (trinta reais) será ressarcida no contra-cheque do mês de junho/2008
2- A diferença descontada acima de R$ 30,00 (trinta reais) será ressarcida via depósito bancário.
A DFA também esclarece que na mensalidade sindical do mês de maio/2008, foram recuperadas as diferenças não descontadas nos meses de março e abril/2008.
Grupo Educação Fiscal de Manuas/AM comemora Dia do Contador
"" align="alignnone" width="400" caption=""]Em comemoração ao Dia do Contador, o grupo do Gefe do Amazonas realizou uma palestra na Faculdade Martha Falcão, para mais de 400 pessoas onde foi explanado a importância do contador na sociedade brasileira e seu papel fundamental para o desenvolvimento do País. A palestra foi ministrada por representantes do Grupo de Educação Fiscal Glauco Terra (Analista-Tributário, representando a Receita Federal do Brasil, lotado na ALF/AEG) e pelo coordenador do Gefe, Augusto (representando a Sefaz). ?O fisco quer vocês como aliados. O que podermos fazer para ajudar certamente faremos. O fisco jamais vai querer estar distante dos contadores, vocês são o elo de ligação entre nós (o fisco) e a sociedade em geral, vamos trabalhar em conjunto para fazer este País crescer?, disse o ATRFB Glauco Terra aos futuros contadores.
Educação Fiscal para a Cidadania
A DRF/Manaus participou do Mutirão da Cidadania Empresarial realizado no dia 25 de maio, no Ginásio do Zezão. O evento é promovido pelo Banco do Brasil, em parceria com o Sebrae e RFB, e tem o propósito de incentivar as empresas informais a se regularizarem perante os órgãos cadastradores e reguladores das Pessoas Jurídicas, e a utilizarem as linhas de crédito disponíveis para o financiamento de seus negócios.
Estiveram presentes no evento a ATRFB Lílian Limeira Pinheiro, que realizou atendimento para o cadastro no CNPJ e outras informações relativas à regularização da situação fiscal das empresas, e a ATRFB Vânia Mª de Oliveira e Silva Aguiar proferiu palestra sobre a Educação Fiscal para a Cidadania.
ATRFB encontram 92 kg de maconha