Nesta semana, nos dias 6 e 7 de junho, empresários, especialistas, autoridades, políticos brasileiros e peruanos vão se reunir em Rio Branco, no Acre, e em Puerto Maldonado, no Peru, para avaliar a perspectiva de crescimento no comércio entre os dois países, a necessidade de estruturação das Áreas de Livre Comércio na região Norte e as oportunidades que poderão surgir com a abertura de uma rota terrestre de acesso ao Pacífico.
O seminário internacional "Saída para o Pacífico e Áreas de Livre Comércio ? Oportunidades de Integração e Desenvolvimento" é promovido pelo Sindireceita e conta com o apoio da Comissão da Amazônia e Integração Nacional da Câmara dos Deputados, Embaixada do Peru no Brasil, Sebrae, Governo do Estado do Acre, além de Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado.
A rodovia interoceânica que ligará o Brasil aos portos peruanos de Ilo, Matarani e San Juan pelo estado do Acre poderá reduzir em aproximadamente 6.000 quilômetros a distância comercial entre o Brasil e os destinatários asiáticos, o que permitirá o aumento de competitividade dos produtos nacionais a ser viabilizado com a redução nos custos de transporte.
A provável demanda por mais investimentos no aparato estatal de vigilância, policiamento e controle aduaneiro na região de fronteira também será alvo de exposições e debates por membros de órgãos como Ministério da Defesa, Receita Federal do Brasil, Polícia Federal e Rodoviária Federal.
O Sindireceita acredita que o crescimento no fluxo comercial e turístico exigirá dos governos ações efetivas de prevenção e combate aos crimes de pirataria, contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas. "A Receita Federal e os órgãos de segurança da União e dos estados devem estar preparados para acompanhar o aumento dessa demanda. Os municípios da região também precisam estar envolvidos. Somente com ações conjuntas poderemos obter os melhores benefícios desse empreendimento", destaca o presidente Paulo Antenor de Oliveira.
O seminário será realizado no Auditório da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), em Rio Branco/AC. As inscrições deverão ser efetuadas no local do evento, a partir das 8h do dia 6 de junho. Para informações sobre deslocamento e hospedagem os participantes devem entrar em contato com a Zeus Turismo no telefone (61) 3321 9898 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Tendo em vista o Seminário Internacional (Saída para o Pacífico) que vai acontecer na cidade de Rio Branco-Acre, nos dias 6 e 7 de junho, e a presença do presidente da DEN, Paulo Antenor, nesta capital, o delegado sindical da Delegacia Sindical/Acre, no uso de suas atribuições, de acordo com o artigo 84, inciso IX, do Estatuto do SINDIRECEITA, combinado com o artigo 15, inciso I, alínea b e artigo 24, inciso X, do Regimento Interno da DS/Acre, convoca todos os seus filiados a comparecerem a Assembléia local no dia 05/06/2008 às 16h00, no CAC/DRF/RBO-AC.
1 ? Assuntos de interesse da categoria.
ATRFB assume chefia da Agência Integrada de Indaiatuba/SP
"" align="alignnone" width="400" caption=""]O Analista-Tributário Benedito Moreira Barbosa foi empossado, no último dia 19, como Chefe da Agência da Receita Federal do Brasil em Indaiatuba ? SP. Na solenidade de inauguração da ARF Indaiatuba estiveram presentes o superintendente da 8ª Região, a delegada da Receita Federal do Brasil em Campinas/SP, o secretário de Finanças do município, Marcelo Pigatto, além de outras autoridades e jornalistas.
A nova unidade oferecerá atendimento integrado, já que a região conta com 12 mil empresas, e cerca de 155 mil contribuintes pessoas físicas.
de cidadania