e controle do SIAPE
A Instrução Normativa (IN) n° 4, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, de 11 de julho, foi publicada no Diário Oficial da União. A IN dispõe sobre a unificação de procedimentos de controle e regras de acesso e segurança da base de dados do sistema SIAPE.
A IN visa ainda assegurar, além do controle, a integridade dos dados relativos à gestão de recursos humanos das Unidades do Governo Federal, usuárias do sistema, cujas informações deverão ser compatibilizadas e padronizadas.
Outra necessidade que a IN atende é a de descentralizar, modernizar e padronizar o processo de credenciamento de cadastradores, de operadores da base de dados do SIAPE bem como dos servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão que acessam o sistema.
Veja aqui a IN n° 4 na íntegra
A nossa luta não encerrou!
A nossa categoria tem uma trajetória de conquistas que foram alcançadas com muita luta, paciência, recursos e, acima de tudo, sabedoria.
Sobre as nossas lutas, não é preciso muito discurso. Diferentemente de outras categorias, temos que lutar arduamente contra ações perniciosas da ?turma do contra? que, entre avançar enquanto categoria e nos prejudicar, lamentavelmente, preocupa-se mais com esta última atuação. Pior, não raro, usam as funções de administração de um órgão estratégico ao Estado para prejudicar os pleitos dos TRF e dificultar a vida dos cidadãos. Ou seja, é um corporativismo sem precedentes.
Paciência, esta é uma virtude daqueles que não desistem da luta e sabem que para avançar com solidez é preciso saber agir no momento oportuno.
Ainda, além de disposição e estratégia, para que as nossas ações sejam concretizadas, precisamos de recursos. Esses são fundamentais. O trabalho sindical gigante que já desenvolvemos e precisamos continuar desenvolvendo exigem esforços da categoria.
No momento, como todos sabem, temos duas grandes frentes: as tramitações do PLC 20 no Senado e da MP 302 na Câmara, que são de fundamentais importâncias para o futuro da categoria.
Não podemos vacilar, precisamos atuar como nunca. Precisamos de recursos para viabilizar um contundente trabalho parlamentar, inclusive nas bases. Não podemos titubear!
Portanto, conclamamos os TRF para que reflitam com prudência em relação aos aportes extras, do contrário poderemos colocar em risco inclusive o que já conquistamos.
Governo implantará contracheque eletrônico para servidores
A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento vai substituir, nos próximos meses, os contracheques de papel por um sistema eletrônico. O servidor poderá retirar seu contracheque virtual nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, ou diretamente no portal do Siapenet. O serviço será implantado inicialmente em três Estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
O objetivo da medida é modernizar o processo, facilitando o acesso do servidor a seus dados, além de buscar a redução de custos, estimada em R$ 200 mil mensais quando atingir a totalidade dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo.
Presidente da DEN se reúne com
colegas em Salvador