Estimulada pela crescente demanda por serviços relacionados ao controle fiscal sobre o comércio exterior, a DRF/Itajaí/SC criou o primeiro CAC Aduaneiro da Receita Federal. A inauguração oficial aconteceu na semana passada.
O Centro de Atendimento está recepcionando declarações de importação e exportação, habilitações simplificadas, esclarecendo as dúvidas dos contribuintes e atendendo a outras solicitações da área aduaneira. Apenas no período de implantação, em julho, o novo CAC prestou 9,7 mil atendimentos.
A expectativa do gestor local e responsável pelo projeto, José Carlos de Araújo, e da Coordenação-Geral de Atendimento e Educação Fiscal (Coaef) é que o CAC traga para a Aduana os mesmos resultados que têm sido alcançados pela área de atendimento em tributos internos. A intenção é racionalizar os procedimentos, melhorando a prestação de serviços aos contribuintes.
Ao todo, foram alocados 7 servidores para o novo CAC, 5 Analistas-Tributários e 2 auditores, todos com larga experiência em aduana e com perfil apropriado para o atendimento ao público.
Na visão de Janete Macena, chefe da Divisão de Administração Aduaneira da 9ªRF, ?a necessidade de atendimento aos usuários das operações aduaneiras é uma realidade presente em todas as unidades da área?, assim, quando o atendimento não está concentrado em um setor, podem ocorrer problemas de interrupções no fluxo das atividades internas, atendimentos repetitivos, divergentes ou inconclusivos, o que afeta a imagem da instituição junto ao contribuinte.
Diante desse cenário a servidora opina que cada unidade é quem pode avaliar as respectivas necessidades de melhorias, mas que o modelo adotado em Itajaí merece ser considerado pela administração da RFB para que se verifique a possibilidade de sua adoção em outras localidades. (Informações do Sindireceita/Amazonas)
Cogep: Medalha Noé Winkler
Todos os servidores da RFB podem participar do processo de seleção dos condecorados com a Medalha Noé Winkler, referente a 2010. As indicações devem ser feitas até o dia 30 de setembro por meio do Painel de Reconhecimento de Mérito - PRM.
Os servidores podem indicar até cinco nomes para cada um dos seguintes critérios: capacidade gerencial e liderança, conhecimento técnico, criatividade e iniciativa, dedicação ao espírito público, organização e trabalho em equipe, lealdade com a instituição.
Para participar, basta acessar o SA3, sistema disponível na Intranet (https://sa3.receita.fazenda/sa3.html), clicar em PRM e solicitar o protocolo. Depois, é só montar a lista de indicados!
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