Segundo informações recebidas pela Diretoria Executiva Nacional os atrasados referente aos subsídios dos meses de julho e agosto serão pagos em folha suplementar no mês de outubro, faltando confirmar o dia de crédito em conta-corrente.
DS Salvador lança campanha
?Cultura tô dentro?
"" align="alignnone" width="400" caption=""]A delegada sindical Gleciara Ramos abriu o evento que propõe apoio a incentivos fiscais para a cultura (PEC da Música) como uma real solução à pirataria, destacando a necessária parceria para enfrentar os impactos da pirataria no setor cultural. A DS apresentou dados de prejuízos como a redução de empregos no País e demonstrou que, mesmo com a imunidade tributária para produtos fonográficos, o Brasil além de estimular o combate a esse mal perderá menos em arrecadação. "Os impostos deste setor representavam 0,02% do total arrecadado no País. A RFB, em muitos momentos se utilizou de um sistema de Imunidade Temporária - DRAWBACK - para estimular o investimento internacional no País. Agora é a cultura que vive um momento de exceção com a pirataria e a RFB já poderia ter tido a iniciativa deste incentivo fiscal?, afirmou.
O secretário de Cultura em exercício do Governo de Estado da Bahia, Paulo Henrique Almeida, afirmou que deve-se separar o resultado positivo da evolução tecnológica, como a expansão da informação, do comércio de pirataria. Para Almeida, esses fatores são importantes na tomada de consciência da população e representam o posicionamento da Secult e do Minc. O secretário reforçou o apoio à PEC da Música e propôs a expansão de ações nesse sentido para que o Estado e os produtores culturais se aproximarem da nova realidade tecnológica.
O deputado federal Walter Pinheiro (PT/BA) se posicionou como co-autor da PEC e ressaltou a necessidade de grandes ações de combate ao monopólio da produção cultural do País. O autor da proposta, deputado federal Otávio Leite (PSDB/RJ), não pode comparecer ao evento, mas enviou representante para apresentar um vídeo sobre a PEC. O deputado também congratulou o Sindireceita pela iniciativa.