Na última quarta-feira (15), o deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR), proferiu na Câmara dos Deputados um discurso em homenagem ao Sindireceita.
"Venho hoje a esta tribuna prestar uma homenagem especial ao Sindireceita, que representa os Analistas-Tributários de uma das instituições brasileiras mais respeitadas e tradicionais, a Receita Federal. Minhas congratulações vão especialmente para a nova diretoria, que tomou posse na noite de ontem para comandar os destinos do Sindireceita no triênio 2011-2013 e mantém a certeza de que haverá uma condução segura rumo aos melhores destinos da classe e do País. Enalteço ainda a diretoria que acaba de passar o bastão, pelos brilhantes resultados obtidos e pelas vitórias marcantes, como a reestruturação da carreira, a relação remuneratória e a grande visibilidade alcançada junto aos diversos segmentos da sociedade", disse.
O deputado também relatou em seu discurso a recente publicação do Sindireceita, o livro "Fronteiras Abertas - Um retrato do abandono da Aduana Brasileira". "O livro, produto de um magnífico esforço de equipe do Sindireceita, foi lançado na Câmara dos Deputados no início deste mês e evidencia que o combate à insegurança no País passa obrigatoriamente pela ampliação da presença da Receita Federal do Brasil nas fronteiras. A equipe do Sindireceita percorreu rodovias federais e estaduais, estradas vicinais e rios que marcam a fronteira do Brasil e constatou que todos os tipos de mercadorias entram no Brasil diariamente sem passar por nenhuma fiscalização".