Um novo golpe para captar dados cadastrais dos contribuintes da Receita Federal está preocupando os joinvilenses. Uma carta com o logotipo da Receita e com uma assinatura falsificada vem sendo entregue nos condomínios e residências da cidade, solicitando o acesso a um site e a regularização de informações. Não há estimativas sobre quantas pessoas receberam a correspondência, nem sobre o número de vítimas.
No cabeçalho do documento falsificado, o título sugere que o contribuinte está sendo intimado para regularizar seus dados. "A receita nunca chamou ninguém para regularizar os dados cadastrais", explica o delegado Mário Bartos. A carta também afirma que o destinatário está na malha fina e por isso precisa corrigir as informações. "Não mandamos esse tipo de correspondência para quem está na malha fina. Nossas intimações são por AR", completa.
Uma fonte que não quis se identificar encontrou a carta quarta-feira, na caixa de correio do prédio onde mora. Segundo ela, muitos moradores receberam a mesma intimação. "Achei estranha a assinatura e a data. Até tentei entrar no site, mas não consegui. Fui hoje (ontem) na Receita Federal perguntar do que se tratava e logo me disseram que era golpe", conta.
Na carta é possível ler a explicação de que a Receita Federal "criou esse sistema exclusivamente para atender os cadastros de Pessoa Física com graves irregularidades envolvendo dados bancários". "Quem receber essa carta deve acionar a polícia", avisa Bartos. (Informações da Notícia-SC)