A presidenta do Sindireceita, Sílvia Felismino, concedeu entrevista, na manhã desta segunda-feira (1º), ao programa "Revista Brasil", da Rádio Nacional, e destacou os pontos principais da Campanha Nacional “Pirata: tô fora!Só uso Original”, promovida pelo Sindireceita, com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça (CNCP/MJ).
Na oportunidade, Sílvia apresentou o tema da nova fase da Campanha: “Viva a Originalidade” que terá início com ações no carnaval de Salvador/BA e Recife/PE. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto a importância da valorização das ideias, atitudes, projetos e produtos originais.
A presidenta do Sindireceita esclareceu que, nesta nova fase da Campanha, o objetivo é disseminar a ideia de valorização da originalidade, o que representa a essência do esforço antipirataria. “O objetivo do Sindireceita este ano é levar a Campanha aos principais eventos nacionais ligados à arte, cultura, propriedade intelectual, ciência e tecnologia, reforçando essa discussão”, disse.
A escolha destas cidades no Carnaval se deve justamente à concentração de foliões, formadores de opinião, artistas e pela originalidade destes eventos. Em Salvador/BA, as ações tem o apoio institucional da Casa do Axé.
Outro objetivo desta nova fase da Campanha é promover a reflexão sobre um tema pouco debatido atualmente: a pirataria moderna e a sua relação com a WEB 2.0 e as redes sociais. “Não podemos mais ficar restritos ao conceito inicial de pirataria, que deve ser atualizado para que a sociedade possa ser esclarecida e para que o Brasil avance de forma efetiva no combate à pirataria”.