Crédito: Assessoria Comunicação da DRF/Foz
Foram apreendidas, entre outras mercadorias, aproximadamente 2.000 mochilas escolares
Durante o mês de janeiro, com o intuito de minimizar os efeitos da concorrência desleal gerada pela entrada de mercadorias oriundas do Paraguai, servidores da Receita Federal em Guaíra deram início à Operação Material Escolar.
Foram fiscalizadas papelarias e lojas de R$ 1,99 da região. Foram apreendidas, entre outras mercadorias, aproximadamente 2.000 mochilas escolares que estavam expostas à venda sem a comprovação da regular importação.
Também foram apreendidas centenas de caixas de lápis de marca conhecida no mercado nacional. Os servidores constataram evidências de que a mercadoria foi trazida diretamente do Paraguai, visto que o material possuía a inscrição “producto exclusivo para exportacíon-venta prohibida em todo el territorio brasileño”.
A fiscalização deverá continuar tanto em Guaíra como também em outros municípios da região, objetivando evitar a comercialização ilegal desses produtos. (Informações da Assessoria de Comunicação da DRF/Foz)
Conforme informações recebidas de Foz do Iguaçu-PR, praticamente todas as apreensões realizadas naquela unidade contam com a efetiva participação de Analistas-Tributários, bem como de outros servidores, inclusive de outras carreiras.