Na última quinta-feira (10), uma equipe da Receita Federal, composta de três Analistas-Tributários e outros servidores trabalharam no circuito Joinville-Tubarão-Foz do Iguaçu.
Dois homens suspeitos de liderar uma quadrilha especializada em vender aparelhos de informática conseguidos irregularmente no Paraguai foram presos preventivamente em Joinville/SC e estão no Presídio Regional. As mercadorias, segundo a Polícia Federal, eram vendidas no País inteiro por um grupo de 14 pessoas. O restante ainda não foi identificado. Para dar falsa garantia de que o produto era legal, notas falsas eram entregues a clientes.
A equipe de busca também esteve nos galpões da empresa Tecnopoint - um no Glória e outro no Perini Business Park. No Glória, um segurança foi detido. Equipamentos avaliados em cerca de R$ 1 milhão foram levados ao galpão da Receita, no Bom Retiro.
O delegado que participou da ação, Alessandro Vieira, disse que os integrantes da quadrilha viajavam ao Paraguai em carros com adesivos falsos de empresas de telecomunicações para burlar a fiscalização. Os produtos ficavam em galpões em Foz, depois eram trazidos a Joinville. Também haviam dois galpões em Tubarão, segundo Vieira. A empresa se comunicava por MSN (programa de comunicação pela internet) ou telefone com clientes pré-cadastrados. (Com informações do jornal A Notícia de Joinville)