Coordenado pelo Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil Augusto Toyoda, o 1º Encontro do Grupo de Estudo Aduaneiro da Alfândega do Porto de Manaus, realizado nesta última segunda-feira, dia 29 de julho, no auditório do SuperTerminais, contou com a presença de representantes dos armadores, dos recintos alfandegados, das comissárias de despacho, dos importadores e dos exportadores.
O Grupo tem a função de elaborar, a partir de estudos e pesquisas, propostas para a solução às demandas originadas no Fórum Aduaneiro. Nesse sentido, foram apresentadas e debatidas no encontro, mais de trinta demandas remanescentes dos fóruns aduaneiros realizados pela Alfândega do Porto de Manaus, sendo as principais envolvendo: o uso do scanner de contêineres, a melhoria no atendimento nos recintos alfandegados, a padronização do atendimento e das rotinas no despacho aduaneiro e a implantação do plantão fiscal 24h da Alfândega do Porto de Manaus.
Na oportunidade, após os debates e as apresentações dos trabalhos e estudos elaborados pelos diversos setores da alfândega, inúmeras demandas foram solucionadas e encerradas.