Analistas-Tributários da Receita Federal participaram na noite de domingo (28/05), em abordagem realizada no âmbito da Operação Muralha, na barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, da apreensão de 98,4 quilos de maconha escondidas em caixas de eletrônicos dentro de um ônibus de turismo.
As caixas de eletrônicos com as drogas estavam entre outras caixas que realmente tinham os eletrônicos sugeridos na embalagem, caracterizando uma tentativa de dificultar o processo de fiscalização dos servidores. No total, foram encontradas quatro caixas com maconha. Duas delas, com 28,3 quilos e 26,1 quilos (totalizando 54,4 quilos), estavam em posse de um menor de 17 anos. Esse menor já havia sido apreendido na Operação Muralha no dia 10 de maio e semana passada tinha audiência marcada sobre essa apreensão anterior.
As outras duas caixas, com 22,2 quilos e 21,8 quilos, pertenciam a outros dois passageiros de 20 anos cada um. Eles se declararam “laranjas”, disseram que desconheciam o conteúdo das bagagens e que as levariam para São Paulo. Todos os três passageiros, naturais de Santa Terezinha de Itaipu/PR, foram encaminhados, juntamente com a droga, para a Delegacia da Polícia Civil em São Miguel do Iguaçu.