Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram de apreensão de grande quantidade de mercadorias contrabandeadas na região da Vila Portes em um depósito clandestino na noite deste sábado, dia 15. A apreensão ocorreu em um acompanhamento tático realizado pelo helicóptero da Receita Federal em ação conjunta por servidores da Receita Federal e Policiais do BPFron.
Durante voo de vigilância noturna na região do rio Paraná, a equipe do helicóptero detectou e acompanhou a operação de uma quadrilha de contrabandistas que usou embarcações para atravessar o rio Paraná e introduzir mercadorias ilegalmente em território brasileiro.
Toda movimentação feita pelos contrabandistas foi acompanhada pelos servidores da Receita na aeronave, desde a travessia do rio, a chegada às margens brasileiras, o transbordo da mercadoria da embarcação para um automóvel até a chegada desse no local onde as mercadorias seriam depositadas.
Esse acompanhamento tático só foi possível porque a aeronave possui equipamento que capta imagens mesmo na mais completa escuridão, permitindo que toda a movimentação observada do ar fosse comunicada imediatamente à equipe de terra, que prontamente se dirigiu ao local indicado surpreendendo os infratores.
Ao chegar ao local, os servidores encontraram uma grande quantidade de mercadorias contrabandeadas e de imediato realizaram a apreensão tanto das mercadorias quanto do veículo que foram levados para a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.
A mercadoria apreendida, composta das mais variadas espécies, foi estimada em cerca de R$12 mil. Ninguém foi preso.