Analistas-Tributários participaram no último sábado, dia 24, no âmbito da Operação Fronteira Integrada e Hórus, de ação conjunta entre a Receita Federal e a Força Nacional que resultou na retenção de mercadorias em fundo falso na aduana da Ponte Internacional da Amizade.
A ação ocorreu no período da tarde, quando equipes abordaram um ônibus que entrava no Brasil. Durante vistoria, foram encontrados diversos eletrônicos em fundo falso no bagageiro do veículo. As mercadorias foram avaliadas em R$ 48 mil.
O motorista e os passageiros foram liberados, porém serão enviadas representações fiscais para fins penais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR)