Em uma operação conjunta com o Exército Brasileiro, Analistas-Tributários da Equipe de Vigilância e Repressão da Alfândega de Mundo Novo/MS atuaram na apreensão de caminhão carregado com cigarros fazendo transbordo para lanchas no rio Paraná na terça-feira (07). Os cigarros paraguaios seriam transportados pelo rio até os estados de São Paulo e Paraná.
O veículo de carga estava carregado com aproximadamente 200 caixas de cigarros, e os contrabandistas faziam o transbordo da carga para lanchas quando foram surpreendidos pelas equipes. Devido ao tipo de local e olheiros presentes próximos ao porto, as embarcações conseguiram evadir-se do local vazias e não foram mais localizadas. Entretanto, o caminhão com cerca de 100 mil maços de cigarros foi apreendido, e o motorista preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal.
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.