Em operação no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios em Manaus/AM ocorrida nesta segunda-feira, dia 4, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de uma cobra viva da espécie jiboia arco-íris, quatro peixes ornamentais de espécies diversas e formigas tanajuras mortas. A ação foi conduzida pelo Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP).
Os servidores da RFB identificaram três caixas suspeitas durante procedimento de controle de encomendas, com a utilização de escâner. A primeira caixa, feita de papelão, continha uma cobra viva da espécie jiboia arco-íris, proveniente de Santo Antônio de Jesus/BA e endereçada para um bairro da zona sul de Manaus. Na segunda caixa, de isopor, foram encontrados quatro peixes ornamentais de espécies diversas, vindos de Belém/PA e que também tinham como destino um bairro da zona sul do município. A última caixa, feita de papelão, comportava uma sacola plástica com formigas tanajuras mortas, vindas de Águas dos Patos/PE com destino a Boa Vista/RR.
Os animais e insetos encontrados foram entregues aos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Os servidores do instituto registraram a ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes Ambientais e Urbanísticos (Dema) no Amazonas. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega do Porto de Manaus).
ATRFB em ação
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.