Analistas-Tributários atuam na apreensão de 550 kg de cocaína no Porto de Salvador

Analistas-Tributários atuam na apreensão de 550 kg de cocaína no Porto de Salvador

O total de 550 quilos de cocaína foi apreendido na tarde desta segunda-feira, dia 11, com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB), no Porto de Salvador. Servidores da RFB e da Polícia Federal (PF) participaram da ação. A droga, avaliada em R$ 103 milhões, estava escondida em carga de uva, que teria como destino final o Porto de Roterdã, na Holanda.

A RFB suspeita de que a droga tenha sido inserida na carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores – técnica denominada “rip-off modality”, conforme glossário do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). O entorpecente foi encaminhado à Polícia Federal, que conduzirá as investigações sobre o caso.

 

ATRFB em ação

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.


Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.