Mais de R$ 800 mil em mercadorias foram retidas neste sábado, dia 23, com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) durante ação na rodovia BR 116, no município de Guaíba/RS. A retenção foi realizada por servidores da Equipe de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) e da RFB em Novo Hamburgo/RS.
Os produtos foram encontrados durante fiscalização de um caminhão que procedia da fronteira com o Uruguai. Na vistoria do veículo, foi constatada a presença de grande volume de bebidas e perfumes. Não foi apresentado nenhum documento que comprovasse a importação regular das bebidas. As mercadorias tinham como provável destino a grande Porto Alegre.
O condutor do caminhão, um homem com 42 anos, foi apresentado à Polícia Federal (PF) para lavratura do auto de prisão em flagrante. As mercadorias e o veículo foram conduzidos ao depósito da Receita Federal.
ATRFB em ação
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.
#sindireceita #analistatributário #receitafederal #aduana #apreensão #fronteira