Quatro máquinas utilizadas para mineração da criptomoeda bitcoin foram retidas no último sábado, dia 17, com a atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB), na Ponte Internacional da Amizade. A ação ocorreu no âmbito da Operação Escudo, deflagrada pelo órgão com o intuito de combater o contrabando de mercadorias oriundas do Paraguai que entram ilegalmente no Brasil.
Avaliadas em cerca de R$ 48 mil, as máquinas estavam em posse de um casal natural de Caxias/RS. A dupla foi alvo de fiscalização dos servidores da RFB em Foz do Iguaçu/PR e alegou que os equipamentos eram computadores usados, que haviam sido levados para manutenção no Paraguai.
Ainda durante o interrogatório, o casal contradisse suas alegações e admitiu que os equipamentos eram máquinas usadas para a mineração de criptomoedas e que seriam transportadas posteriormente para o Rio Grande do Sul.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento da pandemia de Covid-19, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.