Analistas-Tributários da equipe k9 da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de 8kg de drogas ilícitas e R$ 69,9 mil em cédulas de reais falsas na última sexta-feira, dia 4, no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios em Manaus/AM.
Durante procedimentos de rotina de fiscalização no terminal de cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, utilizando equipamento raio-x e auxiliados pelos cães da faro, Analistas-Tributários da RFB detectaram carga suspeita de conter drogas ilícitas.
A carga continha embalagens de produtos cosméticos, os quais sofreram procedimento de verificação física. Durante a abertura dos potes com cremes foi possível constatar a presença de pacotes com a droga Skunk. Ao final da ação da Receita Federal 15 pacotes com Skunk foram encontrados, totalizando 3kg da droga, que estavam destinadas à Campo dos Goytacazes/RJ.
Já no CTCE, após realizar procedimentos de análise de risco, os servidores da Receita Federal identificaram diversas encomendas suspeitas. A Equipe K9 foi acionada e com a atuação dos agentes caninos Odin e Deco, a suspeita da presença de drogas foi confirmada em encomenda destinada à Bento Gonçalves/RS, que continha 5kg de cloridrato de cocaína.
A fiscalização também detectou 43 encomendas suspeitas provenientes de São Paulo/SP. As encomendas continham revistas e aos serem submetidas à procedimento de verificação física se constatou a existência de cédulas de reais entre as páginas.
Em uma análise preliminar, as equipes da Receita Federal suspeitam de cédulas falsas, por serem notas com o mesmo número de série e de não existir continuidade entre os desenhos quando as notas são colocadas lado a lado. O valor retido foi de R$ 69,9 mil. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal em Manaus)