Analistas-Tributários da Receita Federal em Manaus atuaram na apreensão de 25,5 kg de drogas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus nesta sexta-feira (11). Na segunda-feira (14), os Analistas-Tributários atuaram na apreensão de cerca de 6kg de cocaína com um passageiro no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife/Pernambuco. Veja abaixo:
Analistas-Tributários da Receita Federal em Manaus atuaram na apreensão de uma carga de castanhas-do-pará com 25,5 kg de drogas no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus nesta sexta-feira (11). A carga tinha como destino Salvador (BA).
Durante procedimentos de rotina de fiscalização no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes os cães de faro Deco e Odin detectaram uma carga suspeita de conter drogas, então a carga composta por sacos com castanha-do-pará foi separada e submetida ao Raio-X e se confirmou a presença de 25 tabletes de maconha do tipo skunk, que somavam 25,5 kg de drogas.
Os Analistas-Tributários também atuaram em operações de combate ao contrabando e descaminho no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios de Manaus que também contou com o apoio da equipe K9. Foram apreendidas 800 gramas de maconha do tipo skunk, 500 gramas de pasta base de cocaína e 500 g de cloridrato de cocaína. O material tinha como destino Campo dos Goytacazes (RJ), São Luiz (MA) e Boa Vista (RR).
Juntas, as ações resultaram na apreensão de 27,3 kg de drogas ilícitas.
Fiscalização
Os Analistas-Tributários da Alfândega do Aeroporto de Manaus destacam que a fiscalização e o controle aduaneiro têm o objetivo de evitar a circulação, no território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente, e inibir a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio local.
Eles alertam ainda que muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras.
As organizações criminosas que promovem tráfico internacional de drogas, armas e munições, se utilizam do mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para suas ações. Por isso, é importante que a população se conscientize de que o que pode parecer uma pequena transgressão traz grandes prejuízos ao país, contribuindo inclusive para a deterioração da segurança pública.
Apreensão de cerca de 6Kg de cocaína no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, na última segunda-feira (14), na apreensão de aproximadamente 6kg de cocaína com um passageiro no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife/Pernambuco. A droga estava com passageiro que chegou em voo doméstico vindo de Brasília e tinha como destino o Recife.
A cocaína estava dentro de sacos de açaí e foi identificada no scanner da fiscalização aduaneira.
A apreensão foi resultado de trabalho de inteligência da Inspetoria da Receita Federal que monitora o Aeroporto do Recife. A atuação da Receita Federal na repressão ao tráfico de entorpecentes visa primordialmente a proteção da sociedade no que diz respeito à proteção da saúde e da vida das pessoas, além de coibir o enriquecimento pelas organizações criminosas.
Após a identificação de presença de entorpecentes, a droga foi entregue à Polícia Federal do aeroporto e o passageiro autuado em flagrante. O acusado é natural e residente de Fortaleza/CE e não possui antecedentes criminais.