Analistas-Tributários da Receita Federal participam de investigação para apurar a prática dos crimes de contratação direta ilegal, estelionato e possível sonegação fiscal em Pernambuco. A Operação Desnatura foi deflagrada nesta terça-feira (13), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar os referidos crimes. Os crimes praticados possibilitaram um favorecimento indevido de cerca de R$ 100 milhões de reais.
Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e 06 de prisão. Além de servidores da Receita Federal, 59 policiais federais participam da operação.
Os servidores da Receita Federal estão produzindo relatórios para apontar as inconsistências econômico-financeiras e patrimoniais dos investigados, bem como verificando a confusão operacional e patrimonial entre as principais empresas envolvidas.
As investigações feitas até o momento demonstram que houve a cooptação da principal beneficiária dos recursos repassados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA/PE) para a execução do Programa Leite de Todos. A responsável por essa prática, segundo as investigações, é a empresa encarregada pelo beneficiamento do leite. Isto possibilitou um favorecimento indevido de cerca de R$ 100 milhões de reais.
Ainda de acordo com as apurações, a empresa cooptada tem indícios de inexistência fática, funcionando apenas para ocultar o real beneficiário e trazer um aspecto de legalidade para a operação. Há também indícios de crime contra a saúde pública em razão da não comprovação da qualidade do produto. *Com informações da Receita Federal do Brasil
Fonte: https://bit.ly/3N47ZK1