O primeiro Estudo de Liberação de Cargas focado nas exportações brasileiras será lançado no dia 20 de outubro pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). O evento ocorrerá às 10h e contará com transmissão ao vivo pelo canal TV Receita no YouTube. O link do evento será divulgado em breve no site e redes sociais do órgão.
O Estudo de Liberação de Cargas foi desenvolvido conforme a metodologia internacional Time Release Study (TRS), da Organização Mundial das Aduanas (OMA). Segundo informações da Receita Federal, o TRS Exportação fornecerá informações relevantes ao público atuante no comércio exterior, impulsionando o ambiente de negócios brasileiro e reforçando o compromisso do país com a modernização e facilitação das práticas aduaneiras.
O órgão destaca ainda a importância do TRS Importação, lançado em 2020. O estudo foi considerado um marco para a Administração Aduaneira nacional, ao demonstrar a adesão do Brasil às melhores práticas internacionais, uma vez que o estudo de tempos é medida prevista no Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC), do qual o Brasil é signatário.
*Com informações da Receita Federal do Brasil.