Operação Pirâmide de Ouro: Analistas-Tributários da RFB atuam em operação de combate à venda ilegal de ouro no País

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram, em conjunto com a Policia Federal na Operação Pirâmide de Ouro, que investiga um esquema de venda ilegal de ouro no Pará e em outros três estados na manhã desta quarta-feira, dia 28.

Segundo investigações, o comércio clandestino era feito da região Norte para o Sudeste do país e pode superar R$1 bilhão.

Foram realizados três mandados de prisão: Um dos alvos foi preso em Curitiba/PR, suspeito de viajar dezenas de vezes carregando ouro; outras duas pessoas estão foragidas. Além disso, também foi decretado sequestro de bens de 24 alvos no inquérito.

Os agentes federais também cumpriram busca e apreensão em Itaituba/PR; e outros doze em Porto Velho/RO; Manaus/AM e em Curitiba/PR. Foram documentos e dinheiro, ainda não contabilizado, apreendidos na ação.

Os mandados foram decretados pela Justiça Federal no Amazonas/AM contra suspeitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro, usurpação de bens da união, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Fonte: G1

 piramide_de_ouro.avif

RFB_piramide_de_ouro.avif

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.