Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na sexta-feira, 13 de setembro, na retenção de eletrônicos irregulares valorados em R$ 1,5 milhão na Alfândega de Guarulhos/SP.
Por meio do trabalho de análise de risco, servidores selecionaram uma carga de 565 kg, oriunda de Miami, para ser fiscalizada. Durante a verificação física foi constatada a falsa declaração de conteúdo da carga. Nos documentos apresentados, foram declaradas partes e peças de computador no valor aproximado de U$5 mil. Entretanto, o que foi encontrado dentro da carga possuía um valor muito maior.
Dentre os itens estavam notebooks, smartphones, equipamentos médicos, câmera fotográfica, monitores, aparelhos de comunicação, entre outros.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.