A história da servidora Neyde Silva Tinoco confunde-se com a própria história da RFB. Prestes a se aposentar, ela recebe homenagem dos colegas da Delegacia de Guarulhos. Conheça a história da servidora que completou 34 anos de chefia de Serviço de Tecnologia da Informação.
Neyde Silva Tinoco, de 74 anos, é filha de funcionários públicos. O primeiro emprego foi aos 16 anos, no antigo Departamento de Imposto de Renda. Naquela época, Neyde tinha a função de tarefeira: fazia a conferência e a classificação de fichas de cadastro e de lançamento. Ela foi contratada em 1º de julho de 1954, admitida pela Portaria nº 465, de 28/5 do mesmo ano. Neyde foi considerada Funcionária Pública efetivada seis anos depois.
Neyde fez um treinamento básico para supervisores de três meses em 1966, quando pode exercer seu primeiro cargo de chefia.
Em 1970, ela foi transferida para a Inspetoria da Receita Federal em São Paulo - Penha, onde ocupou o cargo de chefe do Serviço de Tributação.
Em 1978, Neyde foi convidada pelo primeiro delegado da Delegacia da Receita Federal em Guarulhos, Clóvis Martins Carvalho, para ser chefe da Divisão de Informações Econômico Fiscais, atual Serviço de Tecnologia da Informação - Setec. Na ocasião, a Delegacia de Guarulhos estava sendo instalada.
Bacharel em Ciências Contábeis, Neyde prestou concurso público e passou para o cargo de Técnico do Tesouro Nacional - TTN.
Em janeiro de 1998, foi publicada no Diário Oficial a sua aposentadoria voluntária. No interesse da administração e havendo permissão legal, Neyde permaneceu no cargo de chefe de Serviço de Tecnologia da Informação, onde está até hoje, perfazendo 34 anos de exercício ininterrupto na função. Além das atividades na Receita Federal, a servidora foi Presidente da Assefaz-Guarulhos por mais de dez anos.
A dedicação da servidora às atividades inerentes ao cargo é objeto de admiração. Segundo os colegas, ela tem a motivação de uma jovem recém nomeada para a função. Eles dizem que ela conduz sua equipe de forma profissional, mas sempre disponível a ouvir e encaminhar alguma solução para os eventuais problemas de cada um. Neyde atende aos de fora do Setec sempre com muita boa vontade, usando toda a experiência e o conhecimento para auxiliar os colegas que a procuram. É reconhecida também pelos contribuintes pela ética e legalidade com que desenvolve os trabalhos ligados à Malha Ditec hoje e também no passado, quando comandava a Malha Fiscal.
Para os colegas da delegacia, trata-se de uma profissional e amiga. A DRF/Guarulhos agradece os serviços prestados e as contribuições exercidas durante todos esses anos de carreira.
(Informações do Informe-se).