Os candidatos nomeados para as unidades em Brasília/DF, participaram hoje da cerimônia de posse
Foi publicada na edição de ontem, dia 27, do Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 661 de nomeação dos 750 Analistas-Tributários aprovados no último concurso. A Portaria, assinada pelo secretário da Receita Federal do Brasil, também traz a relação dos aprovados e de suas respectivas unidades de lotação.
A partir da data da publicação da portaria passa a contar o prazo de 30 dias para que o aprovado tome posse e, a partir desta data, a contar o prazo de até 15 dias para o início do exercício na unidade, conforme determina a Lei 8.112/1.990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União.
Hoje, em todo o País, os novos Analistas-Tributários participaram de cerimônias de posse em suas novas unidades. A Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Receita Federal do Brasil (COGEP/RFB) emitiu um comunicado, na última semana, informando que a posse seria descentralizada. Os nomeados apresentaram-se hoje nas unidades, às suas expensas e munidos da documentação exigida.
A presidenta do Sindireceita Sílvia de Alencar fez um discurso de boas vindas aos novos Analistas-Tributários
Os candidatos nomeados para as unidades em Brasília/DF, também participaram hoje da cerimônia de posse, no auditório da Sede da ESAF, às 9h. Na oportunidade, a presidenta do Sindireceita Sílvia de Alencar fez um discurso de boas vindas aos novos Analistas-Tributários e disse ser de suma importância a chegada destes servidores na Receita Federal. “Primeiramente, quero dar meus parabéns a todos, pois sei que o nosso concurso é um dos mais difíceis do nosso país. Sei também que foi uma luta árdua até aqui. A nomeação foi um parto, mas finalmente nascemos e estamos todos aqui comemorando. Hoje é um dia de festa e que quero desejar a todos muita sorte nessa nova etapa da vida. Também quero convidá-los a conhecer a nossa Entidade, que irá representar todos vocês a partir de agora nessa luta laboral. Sejam bem vindos e parabéns”.
Os novos Analistas-Tributários receberam o material de boas vindas do Sindireceita
O evento contou ainda com a participação do Secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Freitas Barreto, da coordenadora-geral adjunta da Coordenação-geral de Gestão de Pessoas (COGEP), Mônica Hellen Mesquita de Souza, da coordenadora-geral de Tecnologia da Informação, Claudia Maria de Andrade, da supervisora do Programa de Formação Profissional Tatiana Gomes, entre outros.
Na ocasião, os novos Analistas-Tributários receberam o material de boas vindas do Sindireceita, contendo cartilhas, ficha de filiação e pendrive com suporte para crachá. Os empossados puderam ainda acompanhar a palestra do diretor presidente da Funpresp-EXE, Ricardo Pena sobre a Previdência Complementar do servidor público.
Com a chegada dos novos 750 Analistas-Tributários a categoria passa a contar com aproximadamente 8.300 servidores na ativa. O trabalho dos novos Analistas-Tributários será fundamental para que a Receita Federal reforce sua presença em atividades essenciais como atendimento e orientação ao contribuinte, arrecadação, fiscalização, contencioso e possa ampliar também as ações de controle, vigilância e fiscalização aduaneira e tornar mais céleres o desembaraço de importação, exportação e o trânsito de mercadorias em portos, aeroportos, portos secos e postos de fronteira. É importante destacar também a chegada de mais 50 novos Analistas-Tributários para a área de tecnologia da informação.
A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita parabeniza os empossados e deseja a todos sucesso na jornada que se inicia
A nomeação dos novos servidores encerra uma etapa do trabalho realizado pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita que se esforçou para que houvesse a ampliação na oferta de vagas para este concurso. Inicialmente, a administração da Receita Federal trabalhava para liberar pouco mais de 300 vagas para o cargo de Analista-Tributário. A definição por um quantitativo maior de vagas para o cargo de Analista-Tributário ocorreu graças a uma conjunção de esforços realizados pela secretaria executiva do Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Planejamento que entenderam a importância do reforço no quadro atual de Analistas-Tributários.
Encerrada esta etapa, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireiceita vai ampliar ainda mais os esforços para que, o mais breve possível, possam ser convocados os demais 750 aprovados no concurso realizado em 2012 e que aguardam na lista de excedentes. Nossa meta é inverter a lógica funcional no ambiente da Receita Federal que mantém, graças ao corporativismo exacerbado de seus gestores, uma estrutura funcional invertida que gera paralisia de atividades, perda de eficiência e, principalmente, compromete de forma assustadora a prestação de serviço ao contribuinte.
Seguiremos neste caminho, pois mesmo diante de tantas barreiras impostas por grupos contrários a mudanças, os Analistas-Tributários têm conseguido avançar e, cada vez mais, mostrado seu valor e importância para a Receita Federal e para o País.
A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita parabeniza os empossados e deseja a todos sucesso na jornada que se inicia. É com profundo entusiasmo e alegria que o Sindireceita recebe os novos Analistas-Tributários. Nosso mais sincero desejo é que todos possam se realizar profissionalmente e encontrar na Receita Federal do Brasil o ambiente e o estímulo para que, junto com os demais colegas, possam contribuir para o aprimoramento da instituição e o desenvolvimento do nosso País.
Parabéns aos novos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil.