Representantes de servidores públicos criam Comissão Técnica para definir calendário de mobilização da PEC 555

Representantes de servidores públicos criam Comissão Técnica para definir calendário de mobilização da PEC 555

Boletim

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita esteve representada pelo diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro, nessa quarta-feira, dia 16, em Brasília/DF, em reunião com as entidades de servidores públicos para definir um cronograma de ações, neste segundo semestre, para pressionar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06, no Plenário da Câmara dos Deputados, neste segundo semestre.

As entidades criaram uma Comissão Técnica para cuidar unicamente da agenda de mobilização sobre a PEC 555 no Congresso Nacional e nos estados. Com base no primeiro semestre de trabalho conjunto, a proposta é construir uma programação com audiências públicas regionais e também na Câmara dos Deputados para inserir a PEC na listagem de votação da Ordem do Dia no Plenário da Câmara dos Deputados.

Nesta sexta-feira, dia 18, será realizada uma nova reunião em Brasília/DF, para elaboração do calendário de atividades referente à proposta. A maior preocupação dos representantes de servidores públicos é com o recesso parlamentar do Congresso Nacional, de 18 a 31 de julho, e com a eleição presidencial, que trancará a pauta da Casa.

Assim que ficar definido o cronograma de trabalho conjunto da PEC, o Sindireceita fará a divulgação completa das ações, para que o debate seja fortalecido junto às bases sindicais nos estados para zerar a contribuição de 11% dos vencimentos – criada em 2003 – a partir dos 65 anos de idade do aposentado. Com a aprovação da PEC 555, a extinção da cobrança da contribuição previdenciária será gradual, a partir dos 60 anos.