Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil participaram na noite da última quarta-feira, dia 18, da apreensão de maconha, aparelhos celulares de alto valor agregado e de armas de brinquedo, na barreira fixa de fiscalização instalada na praça de Pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR. A ação integra a Operação Fronteira Blindada – Ação Escudo e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
A apreensão foi realizada por ocasião da abordagem de um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu/PR – Curitiba/PR. Ao abrir a porta do bagageiro, o servidor responsável pela fiscalização se deparou com um cheiro fortíssimo de maconha. Durante a verificação física das bagagens, foi constatada a existência da droga em uma mala cuja proprietária é uma mulher de 34 anos, natural de Curitiba. A mesma informou que receberia R$ 1 mil para levar a droga até a capital do estado. O que chamou a atenção dos servidores foi o fato de a mulher não ter esboçado qualquer reação, agindo com naturalidade perante a abordagem.
No mesmo ônibus também foram encontradas duas caixas contendo 100 armas de brinquedos e grande quantidade de walk-talks. Ambas as caixas estavam identificadas como sendo de um idoso aposentado. O homem alegou que a bagagem não pertencia a ele, sendo identificado e liberado em seguida.
Também foram encontrados, na parte superior do veículo, 33 telefones celulares de última geração que estavam em posse de dois passageiros, um de 32 e outro de 18 anos, que viajavam juntos. O valor estimado dos celulares é de R$ 70 mil.
Após verificação da bagagem de todos os passageiros, o ônibus foi liberado para seguir viagem. A mulher infratora, juntamente com a droga, foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil em São Miguel do Iguaçu. As mercadorias apreendidas foram encaminhadas à Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal de Foz do Iguaçu/PR).