O presidente Reynaldo Puggi, e o diretor de finanças e administração, Paulo Antenor de Oliveira, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (30), com o Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Sílvio Botelho.
Os diretores da DEN foram apresentar as propostas e a Emenda do Sindtten para a Reforma Tributária Ecológica (regimentalmente foram colhidas mais de 171 assinaturas de parlamentares), visando a inclusão de mecanismos ao Imposto de Renda, que bonifiquem ou penalizem empresas, quanto a atitude empresarial envolvendo a preservação ambiental.
A proposta do imposto verde começa a ser levada a sério como uma forma eficaz de atenuar os problemas causados pela poluição, com a função de regular e desestimular determinadas atividades danosas ao meio ambiente ou que exaurem de forma descontrolada recursos naturais não-renováveis.
O imposto ecológico, por si só, não irá resolver questões cruciais, mas será ele um componente a mais com que se contaria no combate à degradação ambiental e à indiscriminada exploração da Natureza. Sua utilização estaria em um contexto onde os crimes contra a Natureza e o ambiente seriam fortemente reprimidos pelo Governo, tanto administrativa quanto penalmente.
PARALISAÇÃO DIAS 2 E 3
Hoje, 30, foi o último dia para as delegacias sindicais realizarem Assembléia Geral Nacional Unificada (AGNU), para deliberar sobre a paralisação conjunta na SRF, nesta semana, dias 2 e 3 de julho.
Foi disponibilizado no site o edital de convocação da reunião ordinária do CNRE (Conselho Nacional de Representantes Estaduais), que será realizada entre os dias 9 e 15 de agosto. A reunião vai discutir e deliberar a seguinte pauta:
1. Avaliação de Conjuntura
2. Reforma da Previdência
3. CONBATTEN
4. Assuntos Gerais constantes das Atas, as quais deverão ser encaminhadas para a DEN até o dia 23 de julho.
Na próxima quarta-feira, 2, o PMDB, mais novo aliado do governo, juntamente com a Fundação Ulysses Guimarães promoverão o seminário ?Alternativas para a reforma da Previdência?, a realizar-se no auditório do Anexo IV da Câmara, a partir das 9h30.
Os palestrantes serão o secretário da Previdência, professor Helmed Scwarzer, o doutor em Economia pela Unicamp, o professor Milko Matijascic e o deputado Mendes Ribeiro (RS).
Segundo assessoria da Fundação Ulysses Guimarães, serão debatidas as emendas que serão apresentadas pelo partido na Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara. A DEN estará acompanhando!
MPOG PROMETE PAGAMENTO DO REAJUSTE DE 1% EM JULHO - Segundo informe do boletim "Contato" da SRH/MPOG, o dinheiro deve ser liberado na primeira quinzena de julho em folha suplementar. O pagamento da gratificação será retroativo a janeiro deste ano e sairá junto com o reajuste de 1%, com retroatividade ao mês de maio. O ?trabalho de casa? do Planejamento foi feito direitinho, mas o pagamento ainda depende da aprovação do Senado Federal para entrar na conta bancária do servidor. A notícia foi divulgada no dia 2 de junho pelo secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Luis Fernando Silva, durante a reunião da MNNP- Mesa Nacional de Negociação Permanente.
POPULAÇÃO É CONTRA A TAXAÇÃO DOS INATIVOS ? Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Datafolha, revelou que um dos pontos mais polêmicos da reforma da Previdência, a taxação dos inativos, não possui apoio da maioria da população. Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados afirmaram ser contra a contribuição dos servidores aposentados e pensionistas. A maioria também se opõe ao aumento da idade mínima para aposentadoria no setor público, mas apóia a criação de um teto único para os benefícios, válido tanto para o setor privado quanto para o público.
LULA REÚNE GOVERNADORES ? Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com os 26 governadores e a vice-governadora do Distrito Federal, Maria Abadia PMDB. A vice-governadora substituiu o governador Joaquim Roriz (PMDB), que se recusou a participar da reunião. Segundo sua assessoria, devido às declarações do presidente Lula, que saudou o adversário de Roriz nas últimas eleições, Geraldo Magela (PT-DF), como futuro governador do DF. A pauta da reunião, realizada no Palácio do Planalto, foi à cobrança do apoio dos governadores às reformas previdenciária e tributária e o lançamento do programa social Primeiro Emprego.
GOVERNADORES DEBATEM SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA - Comissão Especial da Reforma da Previdência, instalada na Câmara dos Deputados, confirmou duas audiências públicas para esta semana, com a presença de governadores de Estado. Na quarta-feira (2), a comissão ouve o depoimento dos governadores do Amazonas, Eduardo Braga de Alagoas, Ronaldo Lessa e do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Na quinta-feira (3), a audiência pública da comissão, será com os governadores da Bahia, Paulo Souto do Piauí, Wellington Dias e de São Paulo, Geraldo Alckmin. As reuniões serão realizadas no plenário 13, a partir das 9h30.