O tema é tão antigo quanto o trabalho e leva trabalhadores e trabalhadoras a ficarem em situações constrangedoras, vexatórias e humilhantes durante o exercício de suas funções. Essas situações agressivas e repetitivas no ambiente de trabalho podem provocar doenças graves.
O objetivo desta cartilha reproduzida pelo Conselho Nacional de Representantes Estaduais do SINDIRECEITA (CNRE), a partir da cartilha desenvolvida pelo Sintrajufe - Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS - é levar o conhecimento das formas e graves consequências da humilhação no ambiente de trabalho. E para que o servidor se conscientize que é vítima do assédio moral – e não o responsável - é necessário que todos conheçam e reflitam sobre essa doença “invisível” que pode transformar drasticamente suas vidas.
Cada trabalhador deve tomar consciência de que o assédio moral é um crime e deve ser denunciado e combatido. Felizmente, no Brasil, as categorias organizadas de trabalhadores de todas as áreas vêm sendo conscientizadas sobre este mal.
Todas as informações e reflexões apresentadas nesta cartilha são aplicáveis aos trabalhadores do setor público e privado.