Ministério do Planejamento cria Secretaria de Gestão Pública

 


Ana Lúcia Amorim de Brito é a nova secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento
Com a necessidade de reformular os processos de trabalho, novos departamentos foram criados e vários foram extintos. Nesse sentido, o Ministério do Planejamento criou a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Segep), de acordo com o Decreto nº 7.675, de 20 de janeiro de 2012, resultado da fusão das secretarias de Gestão e de Recursos Humanos do Planejamento.

O novo órgão que iniciou formalmente suas atividades nesta última segunda-feira, dia 30 de janeiro - embora a nova estrutura já estivesse em funcionamento -, será conduzido por Ana Lucia Amorim de Brito.


A nova secretaria do Ministério do Planejamento foi idealizada para aperfeiçoar a atuação do governo federal, contribuindo para a racionalização de procedimentos e de gastos, com o objetivo de aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos.


Além de cuidar da gestão pública, a Segep ganha as atribuições que eram da Secretaria de Recursos Humanos, ficando responsável pela gestão de pessoal na Administração Pública Federal.


A nova estrutura conta com sete Departamentos e um Escritório de Projetos Especiais de Modernização da Gestão.


Com a eliminação do descolamento que havia entre as áreas de Gestão e de Recursos Humanos, a partir de agora pessoas, processos de trabalho e estruturas organizacionais irão se conjugar para agilizar o alcance de resultados.


Pode ser dado como exemplo o planejamento da força de trabalho na Administração Pública Federal, que será realizado levando em conta a política de carreiras, os papéis e a formatação dos órgãos e entidades públicos e as diretrizes de governo.


Em termos práticos, dois grandes sistemas estruturantes da administração federal, o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e o Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg) deverão trabalhar articulados.


Em linhas gerais a Secretaria de Gestão Pública tratará da formulação de políticas e diretrizes para a gestão pública, compreendendo as áreas de recursos humanos, carreiras, estruturas remuneratórias, concursos públicos, cargos em comissão e funções de confiança, estruturas organizacionais, projetos e ações estratégicos de inovação e transformação da gestão pública, gestão do conhecimento e cooperação em gestão pública, inclusive em nível internacional.


Conheça a a nova estrutura