A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, participou, na última sexta-feira, dia 19, da Assembleia Local realizada pela Delegacia Sindical de Vitória/ES.
A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, participou, na última sexta-feira, dia 19, da Assembleia Local realizada pela Delegacia Sindical de Vitória/ES. No encontro, que ocorreu no auditório da Delegacia da Receita Federal, foram discutidos os seguintes temas: campanha salarial, atribuições, ADI 4616, desconto extras, campanhas públicas realizadas pelo Sindicato, convênios para os filiados e o andamento das ações judiciais. A Assembleia Local foi conduzida pelo delegado sindical adjunto Rodrigo Souza Benemond e pelo secretário de comunicação da DS Wellington Rocha de Paula.
Sílvia de Alencar fez, inicialmente, um balanço da atuação do Sindireceita. Ao tratar do reajuste da categoria a presidenta destacou que o Projeto de Lei que reajusta o salário pode ser votado nessa semana na Câmara dos Deputados. Com relação as ações da entidade, ela reforçou que as campanhas públicas tem por objetivo dar visibilidade ao Sindicato, divulgar o trabalho realizado pelo Analista-Tributário na Receita Federal, além de fundamentar as discussões de interesse da categoria. “Conseguimos avançar graças ao nosso trabalho. Nossas campanhas públicas contribuíram muito para o que está ocorrendo hoje”, destacou. Sílvia de Alencar aproveitou a oportunidade para reforçar a importância das últimas plenárias técnicas realizadas pelo Sindireceita. Ela destacou a participação e a experiência dos Analistas-Tributários que contribuíram para os debates sobre Aduana, Atendimento, Contencioso, Fiscalização, Arrecadação e outros temas. “Acreditamos que um trabalho de qualidade precisa ter a participação da base. Um sindicato só é grande quando a base está junto e participa. Estamos construindo a sustentação técnica para discutir nossas propostas com o governo e no Congresso Nacional”, destacou.
Sílvia de Alencar aproveitou a oportunidade para reforçar a importância das últimas plenárias técnicas realizadas pelo Sindireceita. Ela destacou a participação e a experiência dos Analistas-Tributários que contribuíram para os debates sobre Aduana, Atendimento, Contencioso, Fiscalização, Arrecadação e outros temas
Ao falar sobre as campanhas públicas, Sílvia de Alencar ressaltou as ações dos projetos “Pirata: Tô fora!”, “Fronteiras Abertas”, “Aduana 24 horas” e do Conselho de Política e Administração Tributária (CONPAT) que tornaram o Sindireceita e os Analistas-Tributários referência quando se discutem esses assuntos no País, em especial o papel da Aduana. “Quando o Congresso vai discutir temas ligados a Aduana eles convocam o Sindireceita. Somos convidados hoje para ministrar palestras sobre pirataria em todo o País. O convite que recebemos para participar da audiência pública na Assembleia Legislativa do Espírito Santo foi em função da nossa campanha Aduana 24 horas. Fomos ao Senado participar de uma Audiência que tratou da MP dos Portos. Essa apresentação nos gerou novos convites e quem está apresentando os problemas e apontando as soluções é o Analista-Tributário”, acrescentou.
Aduana 24 horas
Na última sexta-feira, a Alfândega do Porto de Vitória passou a funcionar 24 horas por dia, sem pausas para feriados e fins de semana. A medida faz parte do pacote do governo federal e visa reduzir a morosidade dos portos brasileiros. A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, aproveitou a Assembleia Local para destacar a importância da campanha “O Brasil não pode parar. Aduana 24 horas” e das mudanças que estão em curso no País. “Agora começa um novo momento dentro da Receita Federal. Vamos acompanhar de perto para evitar que haja retrocesso. Temos que entender este novo momento. O que quero hoje é deixar claro a todos os colegas da Aduana que temos que estar dispostos e unidos para encarar esse desafio. A concretização dessa nova realidade trará benefícios para todos, mas agora é o momento de assumirmos nossa posição na frente desse processo de transformação da Aduana brasileira. Os colegas podem estar certos que a Diretoria do Sindireceita estará atenta e ao menor sinal de problemas atuará para impedir que ações contrárias possam prejudicar a atuação dos Analistas-Tributários e comprometer os trabalhos na Aduana”, finalizou.