O canal por satélite Amazon Sat está exibindo em sua grade de programação o documentário “Dois pra lá, dois pra cá – 100 anos de história”, produzido pelo Sindireceita para a campanha “Pirata: tô fora! Viva a Originalidade”. O documentário tem por objetivo mostrar que ao valorizar as ideias, os produtos, as músicas, o artesanato e as manifestações culturais toda a sociedade é beneficiada, bem como reforçar a imagem do Analista-Tributário como agente central nas ações de combate à pirataria no País.
O canal Amazon Sat é distribuído por Satélite (sinal aberto e fechado), internet, rádio e outros meios digitais e pertence ao Grupo Rede Amazônica. A programação pode ser assistida no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá por meio de televisão aberta alcançando 5 capitais e 41 municípios e nos demais Estados Brasileiros através de televisão paga (16 operadoras de TV paga em 58 municípios) e via satélite. Somente na Região da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá mais Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins) o canal alcança aproximadamente quatro milhões de telespectadores desconsiderando os acessos à programação ao vivo via internet que esta disponível para todo o mundo.
Para a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, a exibição do documentário da campanha “Pirata: tô fora!” por um canal de TV mostra a qualidade da produção e, principalmente, a relevância do tema apresentado. “Estamos muito satisfeitos com essa iniciativa. Sempre acreditamos que com o documentário seria possível ampliar a divulgação das ações de nossa campanha de conscientização. Quando fizemos a opção por esse formato buscávamos justamente abrir oportunidades como essa. Por meio deste canal conseguimos levar nossa mensagem antipirataria para a população e também apresentar o trabalho realizado pelo Analista-Tributário em nosso País”, comemorou.
O diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, que coordena as ações da campanha “Pirata: Tô fora!” na região Norte, enumerou os ganhos com a exibição do documentário em canais de televisão, especialmente, na TV aberta. “Trabalhamos muito para ampliar o debate no País sobre os riscos e prejuízos que a pirataria causa a todos nós. Assim, com o documentário exibido em TV aberta conseguimos atingir um público muito maior. A exibição do filme no canal Amazon Sat fortalece ainda mais nossa atuação, especialmente no Amazonas onde temos feito um esforço para divulgar as ações da campanha em conjunto com o trabalho de educação fiscal”, disse. Segundo Moisés Hoyos esta exibição também traz resultados positivos para o Sindireceita e para os Analistas-Tributários. “Fazemos um trabalho importante de conscientização da sociedade, mas também aproveitamos para mostrar a importância do realizado pelo Analista-Tributário e por nosso Sindicato”, disse.
Roteiro
O documentário “Dois pra lá, dois pra cá – 100 anos de história”, produzido pelo Sindireceita para a campanha “Pirata: tô fora! Viva a Originalidade”, apresenta a origem do boi-bumbá em Parintins, a criação dos bois Caprichoso e Garantido e a rivalidade e a paixão do povo pelo seu boi. As histórias contadas revelam a magia desta manifestação cultural que estimula o imaginário da população e valoriza a cultura, o folclore, a música, os artistas e o artesanato brasileiro. O documentário foi lançando no dia 06 de abril de 2013, no CineMais do Shopping Millenium, em Manaus/AM.
Foi por representar a cultura do povo do Amazonas e também por ser uma festa reconhecida internacionalmente por sua originalidade que o Sindireceita escolheu apresentar o Festival Folclórico de Parintins e a disputa entre os Bois em seu documentário.
Os interessados podem solicitar cópias do documentário “Dois pra lá, dois pra cá – 100 anos de história” e exibi-lo livremente em escolas, cineclubes e demais locais. O filme também está disponível no canal da TV Sindireceita no youtube e pode ser assistido e compartilhado pelas redes sociais.