A partir desta última quarta-feira, 23 de outubro, qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil pode fazer seu Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) na Agência Municipal de Empregos (AGEMTE), Rua Tamoios, 40, ao lado da Prefeitura.
O comprovante de inscrição do CPF sai na hora, não sendo necessário retornar para buscá-lo. Além do cadastro, a AGEMTE também realiza alteração de endereço do cidadão. “Qualquer outra alteração deve ser feita no Banco do Brasil, Correios, ou Caixa Econômica Federal”, avisa o Analista-Tributário da Receita Federal, Benito João Papini Junior.
A diretora explica ainda que o CPF é feito de graça para o cidadão. “A Prefeitura de Cachoeirinha foi pioneira no Estado na implantação de um convênio direto com a Receita Federal. Portanto, o município não tem custo para fazer o CPF e assim, podemos disponibilizar este serviço gratuitamente para a população”, ratifica Sueme. Os demais locais onde é possível fazer o CPF – Banco do Brasil, Correios, e Caixa Econômica Federal – é cobrada taxa de R$ 5,70.
O CPF pode ser feito na AGEMTE de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para os maiores de idade é necessário levar RG e título de eleitor. Para os menores, é preciso levar certidão de nascimento e RG seu ou de um dos pais. Os menores de 16 anos tem de estar acompanhados do pai ou da mãe. (Com informações da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha).